Sobre o StartupRadar


O StartupRadar facilita a criação e gestão de diagnósticos de startups.

Avaliadores podem ser Investidores, Mentores de Negócios, Empreendedores, Professores ou Alunos de empreendedorismo.

O diagnóstico é feito a partir de algumas perguntas cujas respostas fornecem uma visão 360º do negócio em um gráfico radar. Isto ajuda a melhorar a precisão na avaliação do potencial de uma ideia ou negócio de uma Startup em suas fases iniciais, desde o conceito até a entrada no mercado.

A estrutura extremamente simples, mas completa desta metodologia foi projetada para avaliar sistematicamente se a ideia de negócio que está sendo considerada vale a aposta em investimento de tempo e recursos, inclusive financeiros.

A avaliação considera 12 dimensões que se enquadram em quatro categorias:
• MARKETING/VENDAS, com: Estratégia/Plano de Negócios, Marketing e Vendas;
• PESSOAS, com: CEO , Equipe e Conselho de Administração;
• FINANÇAS/CONTROLE, com: Dinheiro (em caixa), Potencial financeiro e Operações;
• TECNOLOGIA/PRODUTO, com: Tecnologia, Produto e Fabricação (manufatura, entrega e suporte pós-venda) que no caso de serviços, significa executar e dar atendimento posterior; e no caso de software, implantar, configurar, manter e dar suporte técnico.

Caso o avaliador deseje, o resultado do diagnóstico pode ser compartilhado para visualização com outros avaliadores registrados. Isso é muito útil na relação entre empreendedores com mentores ou investidores; e alunos com professores.

Está disponível uma funcionalidade de comparação da evolução dos diagnósticos no tempo, ou a comparação das avaliações por mais de um avaliador, gerando um gráfico radar de até 4 diagnósticos simultaneamente. Isso pode ser visto via detalhes de uma Startup que tenha mais de um diagnóstico feito.

Além do Diagnóstico, outras ferramentas estão disponíveis no StartupRadar: Gerador do Modelo de negócios que a partir de poucas questões gera o Canvas BMG; e Análise SWOT que funciona de forma similar.

Está previsto para os próximos meses a implementação de outras ferramentas e funcionalidades para Mentores, Professores e um modo avançado para uso por Investidores Anjo e Fundos de VC.

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.

Atenciosamente,

Equipe StartupRadar

Observação:
Para simplificar o uso, o método não apresenta alguns elementos de forma explícita, por isso parece-nos que precisa de mais Dimensões, mas eles podem ser considerados implícitos nas dimensões apresentadas. Por exemplo: a Comunicação pode ser tratada na dimensão Marketing. Assim como Precificação (pricing), pode ser tratado em Produto ou Marketing. Tempo, deve ser considerado na velocidade de mudança dos estágios, pois Tomada de Decisão e Execução precisam ser muito ágeis no contexto das Startups. O “Plano de Negócios” que é essencial para a preparação do Pitch Deck, deve ser simples, claro e objetivo – fornecendo uma visão do todo e explicando resumidamente seus elementos, incluindo os não contidos nas 12 dimensões deste Diagnóstico.